NotíciasCiência e TecnologiaCursos Gratuitos

2,4 mil vagas em cursos gratuitos de Tecnologia para jovens no Ceará CE, inscrições abertas!

2,4 mil vagas em cursos gratuitos de Tecnologia para jovens no Ceará CE, inscrições abertas!

Inscrições abertas até o dia 26 de junho para os cursos gratuitos de Infraestrutura de Redes 5G, Programação iOS e Computação em Nuvem, disponibilizados pelo programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre os governos federal e estadual, com o propósito de capacitar milhares de cearenses para atuarem no setor de novas tecnologias.

São oferecidas 2.400 vagas, divididas igualmente entre o público externo e estudantes ou ex-alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A seleção dos candidatos será por ordem de inscrição.

O programa é coordenado nacionalmente pela Softex. No Ceará, sob a égide do C-Jovem, a iniciativa é articulada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), com a colaboração de diversos parceiros.

Detalhes

Podem se inscrever apenas residentes do Ceará que estejam no ensino médio regular ou cursando um curso técnico em qualquer modalidade (integrada, concomitante ou subsequente ao ensino médio). Também podem concorrer às vagas os egressos desses cursos formados nos últimos três anos e que tenham até 20 anos de idade.

As aulas serão ministradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Cada curso possui uma carga horária de 480 horas, divididas em 3 fases, com duração total de um ano. O início das aulas está previsto para o dia 8 de julho.

Serão automaticamente matriculados os candidatos classificados dentro do limite das vagas e que tiverem suas inscrições deferidas no processo seletivo, mediante a entrega da documentação descrita no edital. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Sobre o programa

O programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” conta com um investimento de R$ 34 milhões. Os recursos são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Lei de Informática, visando preparar profissionais capazes de desenvolver soluções para a indústria e para a transformação digital no País.

No Ceará, as atividades começaram ainda em 2022, com a capacitação de mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios. Em sua segunda etapa, a meta é qualificar 8.400 pessoas em cursos de extensão, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES).

Participam desta fase do programa, junto com a Secitece: as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), e do Trabalho (STE); a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice); Uece, IFCE e UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.

Serviço

Programa oferece mais 2,4 mil vagas em cursos de Tecnologia para jovens cearenses

Inscrições até 26 de junho no site www.sct.ce.gov.br/cjovem/

Lista de Vagas

* Buscar Vagas de Emprego

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp