O elemento final do modelo QAIT é o tempo. A instrução leva tempo. Mais tempo gasto ensinando algo não significa necessariamente mais aprendizado; mas se a qualidade do ensino, a adequa� …
O elemento final do modelo QAIT é o tempo. A instrução leva tempo. Mais tempo gasto ensinando algo não significa necessariamente mais aprendizado; mas se a qualidade do ensino, a adequação do ensino e o incentivo são todos altos, então gastar mais tempo com a instrução compensará em um aprendizado maior. Quanto aos fatores que determinam a quantidade de tempo disponível para aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O primeiro é o tempo alocado, a quantidade de tempo que você programa para o ensino e então realmente usa para ensinar.
( ) Ambos os tipos de tempo (engajado e alocado) são afetados pela gestão da sala de aula e pelas estratégias disciplinares.
( ) O outro é o tempo engajado, a quantidade de tempo que os alunos prestam atenção à aula.
( ) Se os alunos forem bem-comportados, desmotivados e não tiverem um senso de propósito e direção, e se você estiver bem preparado e organizado, haverá pouco tempo para os alunos aprenderem o que você não deseja ensinar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A. ( ) V – F – F – V.
B. ( ) V – F – V – V.
C. ( ) F – V – F – F.
D. ( ) V – V – V – F
Resposta:
D. ( ) V – V – V – F