Questões de ProvaUNICAMP

A aquarela do artista João Teófilo, aqui reproduzida – UNICAMP 2016 

Institução:
UNICAMP

A aquarela do artista João Teófilo, aqui reproduzida, dialoga com a pintura de Pedro Américo, “Tiradentes esquartejado” (1893). Sobre a obra de João Teófilo, publicada na capa de uma revista em 2015, é possível afirmar que:

(A) Trata-se de uma obra baseada em um quadro do gênero da pintura histórica, sendo que no trabalho de Pedro Américo o corpo de Tiradentes no patíbulo afasta-se da figura do Cristo, e exemplo maior de mártir.

(B) Utilizando-se das mesmas formas do corpo esquartejado de Tiradentes pintado por Pedro Américo, o autor limita o número de sujeitos esquartejados e acentua o tom conservador da aquarela.

(C) A imagem fala sobre seu contexto de produção na atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes, e procura ampliar a presença de negros como sujeitos sociais nas lutas coloniais antiescravistas.

(D) Tiradentes consolidou-se como um mártir nacional no quadro de Pedro Américo, daí a necessidade do pintor de retratar seu corpo esquartejado. A obra de João Teófilo mostra que os mártires, embora negros, são um tema do passado.

Resposta:

Alternativa Correta: C) A imagem fala sobre seu contexto de produção na atualidade, utilizando-se do simbolismo de Tiradentes, e procura ampliar a presença de negros como sujeitos sociais nas lutas coloniais antiescravistas.

A questão refere-se a um tema de grande atualidade, a mobilização dos negros para resgatar sua importância no passado brasileiro e exigir seu reconhecimento como participantes ativos no processo histórico nacional. Com relação às pinturas citadas no enunciado, João Teófilo, tomando como base “Tiradentes esquartejado” de Pedro Américo, atualiza o tema substituindo o “Mártir da Independência” pelos quatro líderes da Inconfidência Baiana – todos afrodescendentes – de 1798. A ocorrência desse movimento deve ser vista como exemplificativa da participação relevante dos negros nas lutas pela emancipação colonial e pelo progresso social do Brasil.

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp

Buscar Vagas de Emprego

* Buscar Vagas