A charge se refere a uma das principais causas da – FGV 2018
Institução:
FGV
A charge se refere a uma das principais causas da desaceleração do comércio global nos últimos anos: o confronto entre as políticas de comércio multilateral e as novas tendências protecionistas.
Assinale a opção que caracteriza corretamente um exemplo desse confronto.
(A) A saída dos Estados Unidos do Tratado NorteAmericano de Livre Comércio (NAFTA) e da Parceria Transpacífica (TPP) ocorreu para proteger o mercado de trabalho norte-americano e reavivou o nacionalismo econômico.
(B) A decisão do Reino Unido de sair da União Europeia e de suas associações de livre comércio levou o país à imposição de tarifas de importação e cotas para produtos estrangeiros.
(C) O esforço da Liga Árabe em promover a integração econômica no Oriente Médio resultou na criação de uma área árabe de livre comércio (GAFTA), a qual porém serve apenas para controlar o preço e a oferta de petróleo no mercado internacional.
(D) O avanço chinês sobre ativos estratégicos estrangeiros e a consequente ameaça de transferência de propriedade intelectual têm alimentado respostas protecionistas de seus parceiros econômicos.
(E) A associação de México, Cuba e Venezuela aos instrumentos multilaterais do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) é uma resposta ao protecionismo norte-americano.
Resposta:
Alternativa Correta: D) O avanço chinês sobre ativos estratégicos estrangeiros e a consequente ameaça de transferência de propriedade intelectual têm alimentado respostas protecionistas de seus parceiros econômicos.
O exemplo chinês é apenas um entre diversos casos nos quais atitudes comerciais agressivas de países envolvidos no mercado global geram atitudes protecionistas dos países que se sentem prejudicados.