A configuração anatômica do sistema circulatório humano – UNESP 2019 – A configuração anatômica do sistema circulatório humano apresenta, por analogia com os ci …
A configuração anatômica do sistema circulatório humano apresenta, por analogia com os circuitos elétricos, estruturas posicionadas em série e em paralelo, o que permite a identificação de resistências vasculares contrárias ao fluxo sanguíneo. A figura mostra como algumas estruturas estão associadas no sistema circulatório humano.
Institução:
UNESP
Assim como na associação entre resistores de um circuito elétrico, no sistema circulatório humano há aumento da resistência ao fluxo sanguíneo na associação de estruturas em que ocorre
(A) filtração do sangue e absorção de nutrientes.
(B) produção da bile e reabsorção de água.
(C) produção da bile e controle da temperatura.
(D) absorção de nutrientes e controle da temperatura.
(E) filtração do sangue e reabsorção de água.
Resposta:
Alternativa Correta: E) filtração do sangue e reabsorção de água.
De acordo com a figura, as estruturas associadas em série, do glomérulo e dos túbulos renais, aumentam a resistência do fluxo sanguíneo.
O sangue arterial da arteríola aferente penetra no glomérulo renal, sofrendo um aumento da resistência e, consequentemente, apenas as micromoléculas passarão à cápsula renal, no processo denominado FILTRAÇÃO.
Graças ao hormônio antidiurético (ADH), a água passa do filtrado renal aos vasos sanguíneos, na REABSORÇÃO NÉFRICA. O aumento de solvente no vaso sanguíneo eleva a resistência à sua circulação nesse canal.