A disposição e a distribuição dos estômatos na – UNESP 2022/Biológicas – A disposição e a distribuição dos estômatos nas folhas são adaptações das espéci …
A disposição e a distribuição dos estômatos nas folhas são adaptações das espécies vegetais aos ambientes onde ocorrem. Os estômatos podem estar dispostos em ambas as faces da folha ou em apenas uma delas. Quando são encontrados nas duas faces, a folha é chamada de anfiestomática; quando são encontrados apenas na face abaxial (inferior), a folha é hipoestomática; e quando estão presentes apenas na face adaxial (superior), a folha é epiestomática.
A figura 1 apresenta a salvínia (Salvinia auriculata), uma planta aquática cujas folhas flutuam sobre as águas. A figura 2 apresenta um pequizeiro (Caryocar brasiliense), espécie vegetal arbórea de ambientes quentes e de baixa pluviosidade. E a figura 3 apresenta exemplares de bromélia (Quesnelia testudo), espécie vegetal adaptada a ambientes úmidos e de alta pluviosidade.
Ano da Prova:
2022
As figuras que representam as espécies anfiestomática, hipoestomática e epiestomática estão corretamente relacionadas a seus respectivos biomas em:
(A) 3 – Caatinga, 1 – Pantanal e 2 – Cerrado.
(B) 1 – Amazônia, 2 – Cerrado e 3 – Mata Atlântica.
(C) 3 – Mata Atlântica, 2 – Cerrado e 1 – Pantanal.
(D) 1 – Pantanal, 3 – Amazônia e 2 – Caatinga.
(E) 2 – Amazônia, 1 – Mata Atlântica e 3 – Caatinga.
Resposta:
Alternativa Correta: C) 3 – Mata Atlântica, 2 – Cerrado e 1 – Pantanal.
A planta 1 – Salvínia é epiestomática com estômatos na face superior da folha, uma vez que é aquática. A planta 2 – Pequizeiro apresenta estômatos na face inferior da folha, logo é hipoestomática. Já, a planta 3 – Bromélia apresenta seus estômatos em ambas faces das folhas, é anfiestomática.
Relacionando os vegetais apresentados com suas características fisiológicas e aos biomas brasileiros é correto afirmarmos que a Salvínia pode ser encontrada no Pantanal, o pequizeiro no cerrado e a bromélia na mata atlântica.