A ficção começou no dia em que botei os pés nos Estados Unidos -FUVEST Considere o texto para responder à questão.A ficção começou no dia em que botei os pés nos Estados Un …
Considere o texto para responder à questão.
A ficção começou no dia em que botei os pés nos Estados Unidos. A edição do The New York Times, de 19 de fevereiro de 2002, que distribuíram a bordo, anunciava as novas estratégias do Pentágono: disseminar notícias — até mesmo falsas, se preciso — pela mídia internacional; usar todos os meios para ‘influenciar as audiências estrangeiras’.
Ano da Prova:
2021
(A) Identifique o narrador do excerto e o contexto histórico a que ele faz alusão.
(B) A frase “A ficção começou no dia em que botei os pés nos Estados Unidos” diz respeito ao encontro com uma nova personagem na intriga do romance. Que personagem é essa e a qual revelação ela está diretamente relacionada?
(C)
(D)
(E)
Resposta:
Alternativa Correta: )
a) O narrador da passagem do romance Nove Noites é o jornalista-investigador, o qual viaja aos Estados Unidos para buscar informações que pudessem ajudá-lo a solucionar o mistério em torno dos motivos que teriam levado Buell Quain ao suicídio. No fragmento, o narradorinvestigador-jornalista relata que a edição do New York Times, de 19 de fevereiro de 2002, “anunciava as novas estratégias do Pentágono”, envolvendo a disseminação de notícias falsas (fake news) para “influenciar as audiências estrangeiras” quanto aos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, às Torres Gêmeas do World Trade Center. Essa é a situação histórica a que a pergunta se refere.
b) A ida do narrador-investigador-jornalista está diretamente vinculada ao encontro dele com Schlomo Parsons, filho de Andrew Parsons. Essa conversa, talvez, trouxesse informações as quais poderiam revelar os motivos que teriam levado Buell Quain ao suicídio, bem como esclarecer a relação do etnólogo com o fotógrafo Andrew Parsons. Também poderia ser revelado se houve envolvimento amoroso entre a hipotética esposa do antropólogo com Andrew Parsons e desse com Buell Quain. A tensa relação amorosa, segundo o narrador-investigador-jornalista, é uma das possibilidades que poderia ter desencadeado o desequilíbrio de Buell Quain que culminaria com seu ato tresloucado.