Questões de ProvaUNICAMP

A propaganda através de inscrições e desenhos em muros – UNICAMP 2019 A propaganda através de inscrições e desenhos em muros e paredes é uma parte integrante da Paris revol …

A propaganda através de inscrições e desenhos em muros e paredes é uma parte integrante da Paris revolucionária de Maio de 1968. Ela se tornou uma atividade de massa, parte e parcela do método de autoexpressão da Revolução.

(Philippe Gras, Paris, 28/05/1968. Disponível em http://proxy.handle.net/.)

Considerando o texto e a imagem anteriores, assinale a alternativa correta sobre o movimento de Maio de 1968.

(A) Influenciado pela política de Estado da União Soviética, as manifestações de 1968 foram desencadeadas pelos operários franceses, que exigiam melhores condições de trabalho, por meio das pichações em muros espalhados pela cidade.

(B) Influenciado pelo contexto cultural da Guerra Fria, as manifestações de 1968 tinham como palavras de ordem a liberdade de expressão política e sexual, como se via nas inscrições nos muros de Paris.

(C) Influenciado pelos movimentos punk-anarquistas ingleses, as manifestações de 1968 na França foram responsáveis pelo enfraquecimento do então presidente Charles De Gaulle e seu lema aparecia em inscrições nos muros.

(D) Influenciado por ideias esquerdistas, comunistas e anarquistas, as manifestações de 1968 ficaram restritas às camadas populares francesas, sendo que as inscrições nos muros das cidades indicavam o grupo social responsável.

Resposta:

Alternativa Correta: B) Influenciado pelo contexto cultural da Guerra Fria, as manifestações de 1968 tinham como palavras de ordem a liberdade de expressão política e sexual, como se via nas inscrições nos muros de Paris.

O movimento de Maio de 68, desencadeado por estudantes parisienses, repercutiu em todo o mundo ocidental, inspirando tendências tão diversas como o pacifismo hippie e o terrorismo neoanarquista. Em sua origem, a rebelião estudantil voltou-se principalmente para a defesa da liberdade e pelo combate ao establishment burguês capitalista, expressando-se em frases como “A imaginação no poder”, “Faça o amor, não faça a guerra” e “É proibido proibir”.

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp

Buscar Vagas de Emprego

* Buscar Vagas