A reação diante da alteridade1 faz parte da própria – UNESP 2020 – A reação diante da alteridade1 faz parte da própria natureza das sociedades. Em diferentes épo …
A reação diante da alteridade1 faz parte da própria natureza das sociedades. Em diferentes épocas, sociedades particulares reagiram de formas específicas diante do contato com uma cultura diversa à sua. Um fenômeno, porém, caracteriza todas as sociedades humanas: o estranhamento, que chamamos etnocentrismo, diante de costumes de outros povos, e a avaliação de formas de vida distintas a partir dos elementos da sua própria cultura. Assim, percebemos como o etnocentrismo se relaciona com o conceito de estereótipo2. Os estereótipos são uma maneira de “biologizar” as características de um grupo, isto é, considerá-las como fruto exclusivo da biologia, da anatomia. No interior de nossa sociedade, encontramos uma série de atitudes etnocêntricas e biologicistas.
Institução:
UNESP
Um exemplo de etnocentrismo incorporado a uma política estatal foi
(A) o movimento sionista, na Palestina.
(B) o apartheid, na África do Sul.
(C) a questão curda, na Turquia.
(D) a primavera árabe, na Síria.
(E) a balcanização, na Chechênia.
Resposta:
Alternativa Correta: B) o apartheid, na África do Sul.
O apartheid foi uma política segregacionista implantada na África do Sul onde a minoria branca, de origem europeia, impôs leis e regras à maioria preta. A base do pensamento étnico estava incorporado ao eurocentrismo entre as décadas de 1940 e 1980.