A Revolução Mexicana só pode ser entendida – UNESP 2023 – A Revolução Mexicana só pode ser entendida considerando-se as particularidades da sociedade mexicana den …
A Revolução Mexicana só pode ser entendida considerando-se as particularidades da sociedade mexicana dentro de um processo global existente num determinado estágio do desenvolvimento do capitalismo em nível mundial.
Ano da Prova:
2023
A afirmação do excerto justifica-se, pois a Revolução Mexicana de 1910 envolveu
(A) rompimento do México em relação aos organismos internacionais, que condenaram esse país por seu apoio à Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial.
(B) reformulação do modelo econômico agroexportador mexicano, em meio a um processo de coletivização das terras improdutivas.
(C) reivindicações de populações indígenas e de setores operários, em meio a um processo de modernização econômica por que o México passava.
(D) participação ativa dos Estados Unidos e de potências europeias, que procuravam conter o avanço dos grupos comunistas mexicanos.
(E) disputas entre grupos nativos rivais, em meio à apropriação de parte do território mexicano pelos Estados Unidos.
Resposta:
Alternativa Correta: C) reivindicações de populações indígenas e de setores operários, em meio a um processo de modernização econômica por que o México passava.
O processo revolucionário mexicano tem suas origens na questão sobre as terras tradicionais indígenas (ejidos), destruídas pela Lei de Baldios editada durante o governo ditatorial de Porfírio Dias (1876- 1910). Somou-se a isso o projeto de “modernização capitalista” – também promovida pelo “porfiriato” – que facilitou uma forte entrada de capital estrangeiro (principalmente inglês e norte-americano), investido em setores como transporte e mineração. O embrionário proletariado, de origem majoritariamente camponesa, estava desprovido dos mínimos diretos trabalhistas. A grande insatisfação popular somou-se ao da burguesia nacional – esta, desejosa de um regime mais representativo e da diminuição da participação externa na economia do país – levou, a partir de 1910, à uma sucessão de levantes e movimentos que foram denominados de Revolução Mexicana, iniciados em 1910, estendendo-se até 1917.