Aqueles que compõem a cidade, tão diferentes entre si por – FGV 2020 Aqueles que compõem a cidade, tão diferentes entre si por suas origens, condições e funções, de certa …
Aqueles que compõem a cidade, tão diferentes entre si por suas origens, condições e funções, de certa forma parecem “semelhantes” uns aos outros. Essa similitude funda a unidade da pólis, porque para os gregos somente os semelhantes podem permanecer mutuamente unidos pela Philia, associados a uma mesma comunidade. Todos aqueles que participam do Estado definem-se como Homoioi, semelhantes, depois de maneira mais abstrata, como Isoi, iguais. Essa imagem das relações humanas encontrará no século VI a.C. a sua expressão rigorosa no conceito de isonomia: igual participação de todos os cidadãos no exercício do poder.
Ano da Prova:
2020
O autor argumenta que a organização da pólis grega
(A) desconhecia as desigualdades reais entre os cidadãos
na esfera das decisões políticas coletivas.
(B) fundava-se no sentimento recíproco de amizade entre
os cidadãos dos mesmos grupos econômicos.
(C) abria-se à participação nas decisões públicas dos
aliados incondicionais da cidade nos períodos de
guerra.
(D) enaltecia o exercício da racionalidade política em
prejuízo dos cultos das divindades do mundo grego.
(E) distribuía o conjunto das tarefas públicas de acordo
com as aptidões políticas de cada um dos cidadãos.
Resposta:
Alternativa Correta: A) desconhecia as desigualdades reais entre os cidadãos
na esfera das decisões políticas coletivas.A questão trata da formação da pólis e, da democracia grega, instituída pela primeira vez em Atenas, no final do século VI a.C. Para que se articulasse um sistema político baseado na igualdade de direitos entre os cidadãos, seria preciso ignorar as diferenciações econômicas , sociais e intelectuais existentes entre eles, de forma a nivelá-los no plano dos direitos políticos.