Questões de Prova

As células são diferenciadas em procariontes e eucariontes, sendo diferenciadas por algumas estruturas. No entanto todas elas são compostas por membrana plasmática, citoplasma e material …

As células são diferenciadas em procariontes e eucariontes, sendo diferenciadas por algumas estruturas. No entanto todas elas são compostas por membrana plasmática, citoplasma e material genético (DNA).

Em um experimento realizado em laboratório na aula de biologia celular, os alunos com auxílio de corantes e microscópio óptico, conseguiram observar algumas estruturas, observe o quadro a seguir:

Estruturas Célula A Célula B
Membrana plasmática + +
Parede celular + –
Reticular endoplasmático – +
Núcleo – +
Ribossomos + +

Fonte: Elaborado pelo autor.

O quadro está assinalado com (+) indicando a presença e (-) a ausência da estrutura.

De acordo com os dados presentes no quadro, analise as afirmativas a seguir:

I. A célula A provavelmente é uma célula procariótica, por ter ausência de núcleo e retículo endoplasmático que corresponde a uma organela presente em todas as células eucarióticas.

II. Os alunos devem ter confundido alguma estrutura com os ribossomos, pois estes não são visíveis em microscópio óptico com limite de resolução convencional.

III. A célula B é uma célula eucariótica, porém não é possível saber se corresponde a uma célula animal ou vegetal.

IV. O retículo endoplasmático é uma organela responsável pela síntese de proteínas e lipídios, e formam os lisossomos, responsáveis pela digestão celular.

Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

a) I e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II, III e IV.

Resposta:

Alternativa correta: b) I, II e IV, apenasDe acordo com o gabarito AVA.

I. A afirmativa I está correta. A célula A provavelmente é uma célula procariótica devido à ausência de núcleo e retículo endoplasmático, estruturas que são características das células eucarióticas.

II. A afirmativa II também está correta. Ribossomos não são visíveis em microscópios ópticos comuns devido ao seu tamanho microscópico, o que sugere que os alunos podem ter confundido alguma estrutura com os ribossomos durante a observação.

IV. A afirmativa IV está correta. O retículo endoplasmático é uma organela celular que desempenha importantes funções na síntese de proteínas e lipídios. Além disso, participa da formação de vesículas, como os lisossomos, que são organelas responsáveis pela digestão celular.

Lista de Vagas

* Buscar Vagas de Emprego

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp