As condições ideais para o triunfo do nazifascismo – FATEC 2019/2 As condições ideais para o triunfo do nazifascismo foram um Estado com os seus mecanismos dirigentes não mai …
As condições ideais para o triunfo do nazifascismo foram um Estado com os seus mecanismos dirigentes não mais funcionando; uma massa de cidadãos desencantados, desorientados e descontentes, não mais sabendo a quem ser leais; a possibilidade de uma revolução social e movimentos socialistas fortes, mas que não estavam de fato em posição de realizá-la; e uma inclinação do ressentimento nacionalista contra os tratados de paz de 1918–1920. Sob essas condições, as velhas elites governantes sentiram-se tentadas a aliar-se aos ultrarradicais: os liberais italianos se aliaram aos fascistas de Mussolini e os alemães aos nazistas de Hitler.
Ano da Prova:
2019
De acordo com o texto e com o contexto ao qual o autor se refere, é correto afirmar que
(A) as economias europeias viveram um período de prosperidade após os tratados de paz que puseram fim à Primeira Guerra Mundial.
(B) os grupos ultranacionalistas nazistas e fascistas aliaram-se a socialistas e comunistas para governar Alemanha e Itália.
(C) a chamada “grande depressão” foi causada pelo descontentamento da sociedade com os grupos de ultradireita.
(D) o pleno funcionamento das instituições fortaleceu o nacionalismo alemão e contribuiu para a queda do nazismo.
(E) a Segunda Guerra Mundial e o holocausto estão entre as principais consequências do processo descrito.
Resposta:
Alternativa Correta: E) a Segunda Guerra Mundial e o holocausto estão entre as principais consequências do processo descrito.
O enunciado enumera os principais fatores que levaram ao poder, respectivamente na Itália e na Alemanha, duas ideologias com grandes afinidades: o fascismo e o nazismo. Considerando que o regime de Hitler foi o principal responsável pela eclosão da Segunda Guerra Mundial e pela matança de judeus durante aquele conflito, é basicamente correto considerar tais eventos como resultado das condições que permitiram a ascensão dos governos de extrema-direita na Europa.