As primeiras práticas de agricultura datam de, – FUVEST 2018 As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras tra …
As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos países subdesenvolvidos.
Ano da Prova:
2018
As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como revolução verde, sobre a qual se pode afirmar:
(A) Sua concepção foi desenvolvida no Japão e nos Tigres Asiáticos após a II Guerra Mundial.
(B) Contribuiu para a ampliação da diversificação das espécies e do controle das sementes pelos pequenos agricultores.
(C) Seus parâmetros produtivos estavam fundados, desde sua origem, em preservar e proteger a biodiversidade nas áreas de cultivo.
(D) Com sua expansão, na África e no sudeste Asiático, as populações rurais puderam alcançar padrões de consumo semelhantes aos das grandes metrópoles.
(E) Foi baseada na inovação científica e está atrelada à grande produção de grãos em extensas áreas de monocultura.
Resposta:
Alternativa Correta: E) Foi baseada na inovação científica e está atrelada à grande produção de grãos em extensas áreas de monocultura.
A expressão Revolução Verde foi criada em 1966 por William Gown em Washington ao divulgar a disseminação que ocorria então de práticas agrícolas com base no uso de tecnologias que possibilitavam um grande aumento na produção agrícola. O programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, que levou insumos agrícolas a países emergentes como Índia e México. Contudo, pequenos produtores não puderam assumir tal modernização e a chamada Revolução Verde terminou por fomentar uma agricultura empresarial.