Bandura (1986) observou que a ênfase skinneriana nos efeitos das consequências do comportamento ignorou amplamente os fenômenos de modelagem e da experiência vicária. Ele sentiu que mui …
Bandura (1986) observou que a ênfase skinneriana nos efeitos das consequências do comportamento ignorou amplamente os fenômenos de modelagem e da experiência vicária. Ele sentiu que muito da aprendizagem humana é aprendida diretamente de um modelo.
Associações das Fases da Aprendizagem Observacional
I – Fase de atenção: A primeira fase da aprendizagem observacional é prestar atenção em um modelo. Em geral, os alunos prestam atenção nos modelos que são atraentes, bem-sucedidos, interessantes e populares. Na sala de aula, você chama a atenção dos alunos ao apresentar pistas claras e interessantes, ao usar novidades ou surpresas e ao motivá-los.
II – Fase de retenção: Depois que os professores têm a atenção dos alunos, é hora de modelar o comportamento que eles querem que os alunos imitem e, em seguida, dar aos alunos a chance de praticar ou ensaiar. Por exemplo, você pode mostrar como escrever a letra A. Em seguida, os alunos imitariam o seu modelo tentando escrever vários As para si próprios.
III – Fase da reprodução: Durante esta fase, os alunos tentam combinar seu comportamento com o do modelo. Na sala de aula, a avaliação da aprendizagem do aluno ocorre durante esta fase. Por exemplo, depois de ver a letra A modelada e praticá-la várias vezes, o aluno consegue reproduzir a letra de forma que se pareça com o seu modelo.
IV – Fase motivacional: Nesta fase, os alunos imitarão um modelo porque acreditam que isso aumentará suas chances de serem reforçados. Na sala de aula, esta fase da aprendizagem observacional frequentemente envolve elogios ou notas dadas por corresponder ao seu modelo. Os alunos prestam atenção no modelo, praticando e reproduzindo-o porque aprenderam que é disso que você gosta, e querem agradá-lo. Quando a criança faz um A reconhecível, você diz: “bom trabalho!”
Assinale a Alternativa que Apresenta a Sequência Correta
A) II – IV – I – III
B) III – IV – II – I
C) III – I – IV – II
D) I – II – III – IV
Resposta:
B) III – IV – II – I