Questões de ProvaUNICAMP

Compare as duas ilustrações de Ângelo Agostini – UNICAMP 2017 Compare as duas ilustrações de Ângelo Agostini (1843-1910) sobre o reconhecimento da República brasileira pela …

Compare as duas ilustrações de Ângelo Agostini (1843-1910) sobre o reconhecimento da República brasileira pela Argentina (fig.1) e pela França (fig.2).

(Ângelo Agostini, Reconhecimento da República brasileira pela França, em Revista Ilustrada, dez.1889.)

Assinale a alternativa correta.

(A) As alegorias expressam visões diferentes sobre o imaginário da República brasileira: na primeira ela é representada com um olhar de proximidade, e, na segunda o olhar expressa admiração, remetendo à visão corrente do gravurista sobre as relações entre Brasil, França e Argentina.

(B) O reconhecimento da França traz a confraternização entre dois países com tradições políticas muito diferentes, porém unidos pelo constitucionalismo monárquico e posteriormente pelo ideário republicano.

(C) No reconhecimento da Argentina ao regime republicano brasileiro, as duas repúblicas ocupam a mesma posição, indicando ter a mesma idade de fundação do regime e a similaridade de suas histórias de passado colonial ibérico.

(D) As duas imagens usam a figura feminina para representar as três repúblicas, característica não usual para a representação artística do ideário republicano, protagonizado por lideranças masculinas.

Resposta:

Alternativa Correta: A) As alegorias expressam visões diferentes sobre o imaginário da República brasileira: na primeira ela é representada com um olhar de proximidade, e, na segunda o olhar expressa admiração, remetendo à visão corrente do gravurista sobre as relações entre Brasil, França e Argentina.

As gravuras de Ângelo Agostini, um republicano convicto, expressam a concepção já então consagrada da imagem da República: uma figura feminina com veste longa, braços desnudos e com a cabeça coberta pelo barrete frígio (símbolo da liberdade que a Revolução Francesa associou à ideia de república). A equivalência entre as figuras das Repúblicas Brasileira e Argentina expressam o ideal de fraternidade panamericana. Já a maior dimensão da República Francesa em relação à nascente República Brasileira, que observa a primeira em atitude de admiração e respeito, deve ser entendida como uma referência à anterioridade da França na implantação do regime republicano, inspirando todos os movimentos congêneres subsequentes.
Obs.: Nas ilustrações em questão, Ângelo Agostini revela – inconscientemente ou não – a enorme ininfluência política e cultural da França sobre a intelectualidade brasileira, influência essa responsável por “esquecer” os Estados Unidos como fundadores da primeira república do Ocidente a partir do século XVIII.

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp

Buscar Vagas de Emprego

* Buscar Vagas