Consideradas no âmbito dos valores que são postos em – FUVEST 2017 Observe a imagem e leia o texto, para responder às questões de 14 a 16.
Observe a imagem e leia o texto, para responder às questões de 14 a 16.
Pepetela, Mayombe.
O Comissário apertou-lhe mais a mão, querendo transmitir-lhe o sopro de vida. Mas a vida de Sem Medo esvaía-se para o solo do Mayombe, misturando-se às folhas em decomposição.
[…]
Mas o Comissário não ouviu o que o Comandante disse. Os lábios já mal se moviam.
A amoreira gigante à sua frente. O tronco destaca-se do sincretismo da mata, mas se eu percorrer com os olhos o tronco para cima, a folhagem dele mistura-se à folhagem geral e é de novo o sincretismo. Só o tronco se destaca, se individualiza. Tal é o Mayombe, os gigantes só o são em parte, ao nível do tronco, o resto confundese na massa. Tal o homem. As impressões visuais são menos nítidas e a mancha verde predominante faz esbater progressivamente a claridade do tronco da amoreira gigante. As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se. Tal é a vida.
[…]
Os olhos de Sem Medo ficaram abertos, contemplando o tronco já invisível do gigante que para sempre desaparecera no seu elemento verde.
Consideradas no âmbito dos valores que são postos em jogo em Mayombe, as relações entre a árvore e a floresta, tal como concebidas e expressas no excerto, ensejam a valorização de uma conduta que corresponde à da personagem
(A) João Romão, de O cortiço, observadas as relações que estabelece com a comunidade dos encortiçados.
(B) Jacinto, de A cidade e as serras, tendo em vista suas práticas de beneficência junto aos pobres de Paris.
(C) Fabiano, de Vidas secas, na medida em que ele se integrava na comunidade dos sertanejos, seus iguais e vizinhos.
(D) Pedro Bala, de Capitães da Areia, em especial ao completar sua trajetória de politização.
(E) Augusto Matraga, do conto “A hora e vez de Augusto Matraga”, de Sagarana, na sua fase inicial, quando era o valentão do lugar.
Resposta:
Alternativa Correta: D) Pedro Bala, de Capitães da Areia, em especial ao completar sua trajetória de politização.
No fragmento extraído da parte final de Mayombe, a personagem Sem Medo, em sua agonia última, observa a amoreira gigante, da qual se destaca o tronco em relação à folhagem em geral da floresta. Ao olhar de baixo para o tronco forte, firme e imerso da árvore, o Comandante percebe-lhe o gigantismo, comparando-o a alguns homens que se destacam em meio aos seres comuns, equiparadas à folhagem em geral. A força do tronco da amoreira pode ser associada a Pedro Bala, personagem de Capitães da Areia, o qual é líder do grupo pela capacidade de domínio, autoridade por meio da voz, e espírito de iniciativa, frente à pequenez aglomerada dos demais capitães, metaforizados na folhagem da floresta Mayombe.