Questões de ProvaUNICAMP

Considerando a matéria apresentada no jornal, o uso da – UNICAMP 2020 O telejornalismo é um dos principais produtos televisivos. Sejam as notícias boas ou ruins, ele precisa ga …

O telejornalismo é um dos principais produtos televisivos. Sejam as notícias boas ou ruins, ele precisa garantir uma experiência esteticamente agradável para o espectador. Em suma, ser um “infotenimento”, para atrair prestígio, anunciante e rentabilidade. Porém, a atmosfera pesada do início do ano baixou nos telejornais: Brumadinho, jovens atletas mortos no incêndio do CT do Flamengo, notícias diárias de feminicídios, de valentões armados matando em brigas de trânsito e supermercados. Conjunções adversativas e adjuntos adverbiais já não dão mais conta de neutralizar o tsunami de tragédias e violência, e de amenizar as más notícias para garantir o “infotenimento”. No jornal, é apresentada matéria sobre uma mulher brutalmente espancada, internada com diversas fraturas no rosto. Em frente ao hospital, uma repórter fala: “mas a boa notícia é que ela saiu da UTI e não precisará mais de cirurgia reparadora na face…”. Agora, repórteres repetem a expressão “a boa notícia é que…”, buscando alguma brecha de esperança no “outro lado” das más notícias.

Ano da Prova:
2020

Considerando a matéria apresentada no jornal, o uso da conjunção adversativa seguido da expressão “a boa notícia é que” permite ao jornalista

(A) apontar a gravidade da notícia e compensá-la.

(B) expor a neutralidade da notícia e reforçá-la.

(C) minimizar a relevância da notícia e acentuá-la.

(D) revelar a importância da notícia e enfatizá-la.

Resposta:

Alternativa Correta: A) apontar a gravidade da notícia e compensá-la.

A matéria apresentada ao vivo pela jornalista refere-se a uma situação de violência contra a mulher. O uso da conjunção adversativa “mas” anteposta à expressão “a boa notícia é que” indica oposição ao que foi expresso anteriormente sobre o ato praticado contra a mulher e seu estado físico, embora o efeito retórico da conjunção “mas” não minimize a gravidade da ação.

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp

Buscar Vagas de Emprego

* Buscar Vagas