Considere que uma das funções da comédia é corrigir os – UNICAMP 2016 Considere que uma das funções da comédia é corrigir os costumes ou criticar os valores de uma socieda …
Considere que uma das funções da comédia é corrigir os costumes ou criticar os valores de uma sociedade em um período histórico.
Assuntos:
Literatura
O cômico em Lisbela e o prisioneiro é
(A) progressista, porque as ações dramáticas das persona – gens afrontam a ordem policial e familiar e revelam a inconsistência moral dessa ordem.
(B) liberal, porque visa a restaurar a ordem hierárquica das personagens de classe social superior em um mundo marcado por corrupção moral e religiosa.
(C) radical, porque Citonho e Lisbela planejam a fuga dos presos, rompendo com o pacto da autoridade policial e com a norma do casamento monogâmico.
(D) revolucionário, porque Frederico Evandro encarna a figura do justiceiro que desmoraliza a autoridade corrupta e os falsos sentimentos.
Resposta:
Alternativa Correta: A) progressista, porque as ações dramáticas das persona – gens afrontam a ordem policial e familiar e revelam a inconsistência moral dessa ordem.
Uma das personagens de Lisbela e o Prisioneiro é o tenente Guedes, pai de Lisbela e responsável pela cadeia de Vitória de Santo Antão. Trata-se, portanto, da autoridade familiar e policial que representa um sistema patriarcal, opressor e violento. No entanto, ele não é respeitado pela filha, que foge como o prisioneiro Leléu, em vez de se casar com o advogado Dr. Noêmio, preferido pela vontade paterna. Além disso, o militar é tolerado ou pelo menos indevidamente respeitado pelos prisioneiros e soldados da cadeia. Dessa forma, os elementos cômicos da peça, principalmente o núcleo afetivo representado pelo casal Lisbela e Leléu, servem para veicular um discurso progressista, em que se questiona a validade do sistema social tradicional e repressivo em que a comédia está inserida.