Questões de ProvaUNESP

Dentre os vários fatores que afetam o clima de – UNESP 2021/Prova II – Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a co …

Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a continentalidade. Esses fatores estão associados à distância dessa região aos mares e oceanos. Do ponto de vista da física, os efeitos da maritimidade e da continentalidade estão relacionados ao alto calor específico da água quando comparado com o do solo terrestre.
Dessa forma, esses fatores afetam a amplitude térmica e a umidade da atmosfera de certo território.

Institução:
UNESP

As propriedades físicas da água e os fatores climáticos citados fazem com que

(A) áreas banhadas por oceanos enfrentem invernos mais moderados, enquanto que, em áreas distantes de oceanos, essa estação é mais bem percebida.

(B) ocorra uma maior amplitude térmica diária em regiões litorâneas do que a verificada em regiões desérticas, devido ao efeito da maritimidade.

(C) áreas sob maior influência da continentalidade tendam a apresentar mais umidade, caso não haja interferência de outros fatores climáticos.

(D) poucas nuvens se formem em áreas costeiras porque a água absorve e perde calor rapidamente, o que explica o baixo índice pluviométrico dessas regiões.

(E) regiões sob grande efeito da continentalidade tendam a apresentar altos índices pluviométricos, devido à grande quantidade de vapor de água na atmosfera.

Resposta:

Alternativa Correta: A) áreas banhadas por oceanos enfrentem invernos mais moderados, enquanto que, em áreas distantes de oceanos, essa estação é mais bem percebida.

Durante o dia, a areia, o solo rochoso ou a urbanização com concreto e asfalto de baixos calores específicos sensíveis absorvem a radiação solar diurna e elevam a temperatura do ar atmosférico, mesmo no inverno.
Durante a noite, a areia, o solo rochoso ou a urbanização com concreto e asfalto de baixos calores específicos sensíveis resfriam-se rapidamente, mas a brisa dirigida para o oceano a uma temperatura maior, graças à retenção de mais energia térmica, por causa do calor específico sensível maior da água atenua, o efeito do ar frio continental.
Os geógrafos, sempre, enfatizam sobre a amenização do clima pela maritimidade.
A água presente regiões oceânicas — maritimidade — tem elevado calor específico sensível, que lhe proporciona grande inércia térmica. Essa água “custa” a esquentar e esfriar, isto é, requer trocar grandes quantidades de calor para que isso aconteça.
Com isso, em regiões litorâneas são verificadas amplitudes térmicas menores que em regiões continentais, onde estão presentes sistemas de baixo calor específico sensível — o solo, a vegetação, cidades etc — que favorecem amplitudes térmicas maiores.
Ademais, em regiões litorâneas a intensa evaporação da água favorece as chuvas, o que ocorre em épocas mais específicas em regiões continentais.

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp

Buscar Vagas de Emprego

* Buscar Vagas