Questões de ProvaUNICAMP

Em maio deste ano, uma festa do 3.º ano do Ensino Médio – UNICAMP 2018 Em maio deste ano, uma festa do 3.º ano do Ensino Médio de uma escola do Rio Grande do Sul propôs aos a …

Em maio deste ano, uma festa do 3.º ano do Ensino Médio de uma escola do Rio Grande do Sul propôs aos alunos que se preparavam para o vestibular uma atividade chamada “Se nada der certo”. O objetivo era “trabalhar o cenário de não aprovação no vestibular”, e como “lidar melhor com essa fase”. Os alunos compareceram à festa “fantasiados” de faxineiros, garis, domésticas, agricultores, entre outras profissões consideradas de pessoas “fracassadas”. O evento teve repercussão nacional e acirrou o debate sobre a meritocracia. Para Luis Felipe Miguel, professor de ciência política, “o tom de chacota da festa-recreio era óbvio”, e teria sido mais interessante “discutir como se constrói a hierarquia que define algumas ocupações como subalternas e outras como superiores; discutir como alguns podem desprezar os saberes incorporados nas práticas dessas profissões (subalternas apenas porque contam com quem as faça por eles); discutir como o que realmente ‘deu certo’ para eles foi a loteria do nascimento, que, na nossa sociedade, determina a parte do leão das trajetórias individuais”.

As alternativas a seguir reproduzem trechos de uma entrevista do professor Sidney Chalhoub (Unicamp e Harvard) sobre o mito da meritocracia

Assinale aquela que dialoga diretamente com a notícia acima.

As alternativas a seguir reproduzem trechos de uma entrevista do professor Sidney Chalhoub (Unicamp e Harvard) sobre o mito da meritocracia

Assinale aquela que dialoga diretamente com a notícia acima.

(A) É preciso promover a inclusão “e fazer com que o conhecimento que essas pessoas trarão à Universidade seja reconhecido e disseminado

(B) Com a adesão da Unicamp ao sistema de cotas, um “novo contingente de alunos colocará em cheque vários hábitos da universidade”.

(C) “As melhores universidades do mundo (que servem de referência) adotam a diversidade no ingresso dos estudantes há bastante tempo”.

(D) “O ideal seria que todos aqueles que tivessem condições intelectuais e interesse em entrar na universidade obtivessem uma vaga”.

Resposta:

Alternativa Correta: A) É preciso promover a inclusão “e fazer com que o conhecimento que essas pessoas trarão à Universidade seja reconhecido e disseminado

A notícia menciona o preconceito disseminado em nossa sociedade de que determinadas ocupações, que não estão no topo de uma hierarquia profissional, seriam sinônimo de fracasso. A jornalista ainda destaca um discurso crítico que se opõe a essa discriminação e que defende a necessidade de valorização dos saberes incorporados pelos ofícios desprestigiados. Por fim, declara que fazer ensino superior na verdade não é sucesso (que se contrapõe ao “fracasso” implícito nas fantasias da atividade escolar noticiada), pois não depende integralmente da competência do estudante (meritocracia). É resultado da sorte de se ter nascido em condições sociais favoráveis – o que fica metaforizado em “loteria do nascimento”. Dessa forma, o trecho da entrevista de Calhoub que dialoga diretamente com reportagem de Fernanda Valente é o que está consignado em a, pois faz referência aos “saberes incorporados” e à necessidade de inclusão social.

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