Em relação ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), analise as – Em relação ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), analise as assertivas a seguir: I. P …
Em relação ao CMMI (Capability Maturity Model Integration), analise as assertivas a seguir:
I. Possui no mínimo três e no máximo seis níveis, dependendo da metodologia e da maturidade adotadas.
II. No nível 2 (managed), a organização está focada no melhoramento contínuo.
III. No nível 1 (initial), o trabalho concluído seguidamente possui atraso e com estouro de orçamento.
Assuntos:
Governança de TI, CMMI
Quais estão corretas?
(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
Resposta:
Alternativa Correta: B) Apenas III.
O CMMI está dividido em 5 níveis de maturidade que atestam, por sua vez, o grau de evolução em que uma organização se encontra num determinado momento. Além disso, tem por objetivo principal funcionar como um guia para a melhoria dos processos da organização, considerando para isto atividades como o gerenciamento do desenvolvimento de software, prazos e custos previamente estabelecidos. O objetivo maior, considerando o CMMI e seus diferentes conceitos, está justamente na produção de software com maior qualidade e menos propenso a erros
Nível 1 – Inicial: os processos normalmente estão envoltos num caos decorrente da não obediência ou ainda, inexistência de padrões;
Nível 2 – Gerenciado: os projetos têm seus requisitos gerenciados neste ponto. Além disso, há o planejamento, a medição e o controle dos diferentes processos;
Nível 3 – Definido: os processos já estão claramente definidos e são compreendidos dentro da organização. Os procedimentos se encontram padronizados, além de ser preciso prever sua aplicação em diferentes projetos;
Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente: ocorre o aumento da previsibilidade do desempenho de diferentes processos, uma vez que os mesmos já são controlados quantitativamente;
Nível 5 – Otimizado: existe uma melhoria contínua dos processos.