Examine a seguinte imagem, que foi inspirada pela – FUVEST 2015 Examine a seguinte imagem, que foi inspirada pela situação da Índia de 1946.
Examine a seguinte imagem, que foi inspirada pela situação da Índia de 1946.
Institução:
FUVEST
Legenda:
MOSLEM: muçulmano;
NEW CONSTITUTION: nova Constituição;
CIVIL WAR: guerra civil;
FAMINE: fome
A leitura correta da imagem permite concluir que ela constitui uma crítica
(A) à passividade da ONU e dos países do chamado Terceiro Mundo diante do avanço do fundamentalismo hindu no sudeste asiático.
(B) à oficialização da religião muçulmana na Índia, diante da qual seria preferível sua manutenção como Estado cristão.
(C) ao colonialismo britânico, metaforicamente representado por animais ferozes prontos a destruir a liberdade do povo hindu.
(D) aos políticos que, distanciados da realidade da maioria da população, não seriam capazes de enfrentar os maiores desafios que se impunham à união do país.
(E) à desesperança do povo hindu, que deveria, não obstante as dificuldades pelas quais passara durante anos de dominação britânica, ser mais otimista.
Resposta:
Alternativa Correta: D) aos políticos que, distanciados da realidade da maioria da população, não seriam capazes de enfrentar os maiores desafios que se impunham à união do país.
A charge pode ser dividida em duas partes que se completam. Em primeiro plano, a Índia se vê ameaçada por dois flagelos iminentes: a fome, decorrente tanto de sua grande população como da falta de recursos alimentares, e a guerra civil, que seria travada por duas comunidades historicamente irreconciliáveis, a saber, hinduístas e muçulmanas. Em segundo plano, distanciados dos perigos mencionados, veem-se três personagens: Gandhi (líder hinduísta), Jinnah (líder muçulmano), aparentemente envolvidos na disputa pela força militar; e o vice-rei britânico, Lorde Wavell, inteiramente alheio à problemática indiana, dando a entender que a potência imperialista por ele representada estava disposta a abandonar a colônia à própria sorte.
Obs.: a charge escolhida não se coaduna com a imagem habitualmente atribuída ao “Mahatma” Gandhi, visto como um líder essencialmente pacifista.