Fábio e Rogério, dois irmãos gêmeos monozigóticos – UNESP 2023 – Fábio e Rogério, dois irmãos gêmeos monozigóticos, adultos e saudáveis, encontraram-se em S� …
Fábio e Rogério, dois irmãos gêmeos monozigóticos, adultos e saudáveis, encontraram-se em São Paulo, a fim de doarem sangue para o irmão mais novo, Marcelo, também adulto, que acabara de ser diagnosticado com leucemia mieloide. Os três moram em São Paulo, mas Fábio voltou às pressas do Guarujá, no litoral de São Paulo, onde passava férias há 20 dias. Rogério voltou de La Paz, na Bolívia, onde também estava em férias há 20 dias. Assim que que se encontraram, foram submetidos a um exame de sangue, hemograma, para avaliação de seus parâmetros hematológicos.
A tabela apresenta alguns dados obtidos com o hemograma de cada um deles.
Ano da Prova:
2023
Os resultados dos hemogramas indicam que os indivíduos 1, 2 e 3 correspondem, respectivamente, a
(A) Rogério, Marcelo e Fábio.
(B) Fábio, Rogério e Marcelo.
(C) Fábio, Marcelo e Rogério.
(D) Marcelo, Rogério e Fábio.
(E) Marcelo, Fábio e Rogério.
Resposta:
Alternativa Correta: A) Rogério, Marcelo e Fábio.
A coluna n.º 1 refere-se a Rogério, pois tendo este voltado de La Paz, onde o ar é rarefeito, seu organismo produziu mais hemácias para compensar a menor pressão de O2 na atmosfera.
Na segunda coluna, temos os dados de Marcelo, uma vez que sua doença (leucemia) leva a um aumento no número de leucócitos.
Por fim, a coluna 3 faz referência a Fábio, que possui todos os valores dentro dos parâmetros da normalidade porque ele não está doente e vive em uma cidade no nível do mar.