Questões de Prova

FUNIVERSA – Um técnico que trabalha em um banco de sangue é – Um técnico que trabalha em um banco de sangue é encarregado de etiquetar as bolsas de sangue recolhida …

Um técnico que trabalha em um banco de sangue é encarregado de etiquetar as bolsas de sangue recolhidas dos doadores. Ele deve registrar a data da coleta e o tipo sanguíneo do doador. Esse técnico colocou, irresponsavelmente, quatro bolsas de sangue coletado, não identificadas, juntas em uma mesma caixa térmica. Ele tem registro de que duas das bolsas contêm sangue do tipo O+, enquanto as outras têm sangue do tipo A e do B+, mas ele não sabe distingui-las.

Assuntos:
Probabilidade

Se ele não fizer, novamente, o teste de tipagem das bolsas e etiquetá-las, a probabilidade de que todas as etiquetas representem dados corretos corresponde a 1 chance em

(A) 12

(B) 16

(C) 18

(D) 20

(E) 24

Resposta:

Alternativa Correta: A) 12

Vamos imaginar uma caixa com as bolsas de sangue e o técnico com as etiquetas para colocar. Imagine que, por pura sorte, ele vai colocar as etiquetas nas bolsas com os tipos sanguíneos corretos.

– Ele pega a primeira etiqueta O+. Como são 2 bolsas O+, a probabilidade de ele acertar é 2 em 4, o que dá 1/2.
-Ele pega a segunda etiqueta O+. Agora são apenas 3 bolsas e a probabilidade de acerto é 1/3
– Ele pega a etiqueta A-. Só tem duas bolsas agora, uma delas a A-. A probabilidade é 1/2
– Só sobrou a etiqueta B+ e sua bolsa. Probabilidade =1 Logo, a probabilidade de ele acertar todas as etiquetas é:1/2 x 1/3 x 1/2 x 1 = 1/12 ou 1 em 12.

Lista de Vagas

* Buscar Vagas de Emprego

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp