Questões de Prova

Instituto Acesso – A Criminologia adquiriu autonomia e status de ciênc – 

Assuntos:
Criminologia

A Criminologia adquiriu autonomia e status de ciência quando o positivismo generalizou o emprego de seu método. Nesse sentido, é correto afirmar que a criminologia é uma ciência.

(A) do “dever ser”; logo, utiliza-se do método abstrato, formal e dedutivo, baseado em deduções lógicas e da opinião tradicional.

(B) empírica e teorética; logo, utiliza-se do método indutivo e empírico, baseado em deduções lógicas e opinativas tradicionais.

(C) do “ser”; logo, serve-se do método indutivo e empírico, baseado na análise e observação da realidade.

(D) do “dever ser”; logo, utiliza-se do método indutivo e empírico, baseado na análise e observação da realidade.

(E) do “ser”; logo, serve-se do método abstrato, formal e dedutivo, baseado em deduções lógicas e da opinião tradicional.

Resposta:

Alternativa Correta: C) do “ser”; logo, serve-se do método indutivo e empírico, baseado na análise e observação da realidade.

Trata-se de uma ciência empírica, pois se baseia na experiência e na observação da realidade dos fatos, visto que seu objeto de estudo (crime, criminoso, vítima e controle social) se situa no plano da realidade e não no plano dos valores. Neste aspecto, diferencia-se do Direito, já que é considerada uma ciência do “ser”, ao passo que o Direito é uma ciência do “dever ser”, com caráter normativo e valorativo.

Lista de Vagas

* Buscar Vagas de Emprego

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp