Questões de Prova

Instituto Acesso – A referida classificação do sistema brasileiro como – A referida classificação do sistema brasileiro como um sistema acusatório, desvinculador d …

A referida classificação do sistema brasileiro como um sistema acusatório, desvinculador dos papéis dos agentes processuais e das funções no processo judicial, mostra-se contraditória quando confrontada com uma série de elementos existentes no processo.” (FERREIRA. Marco Aurélio Gonçalves. A Presunção da Inocência e a Construção da Verdade: Contrastes e Confrontos em perspectiva comparada (Brasil e Canadá). EDITORA LUMEN JURIS, Rio de Janeiro, 2013). Leia o caso hipotético descrito a seguir.

Assuntos:
Inquérito Policial

O Ministro OMJ, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), de arquivamento do inquérito aberto para apurar ofensas a integrantes do STF e da suspensão dos atos praticados no âmbito dessa investigação, como buscas e apreensões e a censura a sites. Assinale a alternativa INCORRETA quanto a noção de sistema acusatório.

(A) Inquérito administrativo instaurado no âmbito da administração pública.

(B) A determinação de ofício de instauração de inquérito policial pelo juiz.

(C) A Instauração de inquérito policial pelo Delegado de Polícia.

(D) A requisição de instauração de inquérito policial pelo Ministério Público.

(E) Inquérito instaurado por comissões parlamentares.

Resposta:

Alternativa Correta: B) A determinação de ofício de instauração de inquérito policial pelo juiz.

O sistema acusatório, adotado pelo Brasil, é próprio dos regimes democráticos, onde as funções de acusar, defender e julgar são atribuídas a pessoas distintas. A gestão da prova, em um sistema acusatório puro, o juiz não pode produzir prova de ofício na fase investigatória, porém, na fase processual lhe é permitido, desde que atue de forma residual.
O juiz, portanto, de acordo ao sistema acusatório, NÃO pode determinar a instauração de inquérito policial.
Ademais, o CPP (art. 5º) aduz que o inquérito policial será iniciado de ofício pelo delegado de polícia ou MEDIANTE REQUISIÇÃO da autoridade judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representa-lo.

Lista de Vagas

* Buscar Vagas de Emprego

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp