Instituto Acesso – “A vítima do delito experimentou um secular e –
Assuntos:
Criminologia
“A vítima do delito experimentou um secular e deliberado abandono. Desfrutou do máximo protagonismo […] durante a época da justiça privada, sendo depois drasticamente “neutralizada” pelo sistema legal moderno […]” (MOLINA, Antonio Garcia-Pablos de; GOMES, Luiz Flávio, 2008, p. 73). A Vitimologia impulsionou um processo de revisão científica do papel da vítima no fenômeno delitivo. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA sobre o tema.
(A) A vitimologia ocupa-se, sobretudo, do estudo sobre os riscos de vitimização, dos danos que sofrem as vítimas como consequência do delito assim como da posterior intervenção do sistema legal, dentre outros temas.
(B) A criminologia tradicional desconsiderou o estudo da vítima por considerá-la mero objeto neutro e passivo, tendo polarizado em torno do delinquente as investigações sobre o delito, sua etiologia e prevenção.
(C) Os pioneiros da vitimologia compartilhavam uma análise etiológica e interacionista, sendo que suas tipologias ponderavam sobre o maior ou menor grau de contribuição da vítima para sua própria vitimização.
(D) A Psicologia Social destacou-se como marco referencial teórico às investigações vitimológicas, fornecendo modelos teóricos adequados à interpretação e explicação dos dados.
(E) O redescobrimento da vítima e os estudos científicos decorrentes se deram a partir da 1ª (Primeira) Guerra Mundial em atendimento daqueles que sofreram com os efeitos dos conflitos e combates.
Resposta:
Alternativa Correta: E) O redescobrimento da vítima e os estudos científicos decorrentes se deram a partir da 1ª (Primeira) Guerra Mundial em atendimento daqueles que sofreram com os efeitos dos conflitos e combates.
O redescobrimento da vítima e os estudos científicos decorrentes se deram a partir da 2ª (Segunda) Guerra Mundial em atendimento daqueles que sofreram com os efeitos dos conflitos e combates. 1a Simpósio Internacional de Vitimologia, de 1973, em Israel.