FATECQuestões de Prova

Leia o texto. Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 – FATEC 2019 Leia o texto.Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 menores às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Es …

Leia o texto.

Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 menores às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham, pois, 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos, à meia-noite! O pior é que elas se queixam de que são espancadas pelo mestre de fiação.
[ … ]
Uma há com as orelhas feridas por continuados e violentos puxões. Trata-se de crianças de 12, 13 e 14 anos.

Ano da Prova:
2019

Considerando o contexto da industrialização de São Paulo, no início da Primeira República, assinale a alternativa correta.

(A) A legislação republicana estabeleceu a obrigatoriedade do trabalho infantil como forma de disciplinar e educar as crianças das famílias de baixa renda envolvidas em pequenos delitos.

(B) A participação do Brasil na Guerra Franco-Prussiana e a convocação militar dos homens obrigaram mulheres e crianças a ocupar seus postos de trabalho e a participar dos esforços de guerra.

(C) A Consolidação das Leis Trabalhistas, conjunto de leis de inspiração fascista promulgadas após a abolição da escravidão, preconizava o trabalho infantil como parte do programa de qualificação profissional.

(D) Os baixos salários pagos aos homens tornavam necessário o trabalho de mulheres e crianças das famílias operárias que, embora tivessem as mesmas obrigações que os homens, recebiam salários menores.

(E) Os sindicatos anarquistas, fundados por operários italianos recém-chegados ao Brasil, incentivavam a participação de crianças no mercado de trabalho com o objetivo de garantir a adesão precoce aos seus ideais.

Resposta:

Alternativa Correta: D) Os baixos salários pagos aos homens tornavam necessário o trabalho de mulheres e crianças das famílias operárias que, embora tivessem as mesmas obrigações que os homens, recebiam salários menores.

A questão contempla três aspectos do “capitalismo selvagem” ainda praticado pelo patronato brasileiro na época mencionada (1917), quais sejam, a exploração da mão de obra infantil, as longas jornadas de trabalho e os baixos salários pagos aos empregados, sobretudo mulheres e crianças. Convém notar que o texto transcrito é posterior à greve geral de São Paulo ocorrida em julho daquele ano, o que prova não ter havido atendimento às reivindicações trabalhistas dos operários, mas apenas um aumento de salários.

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp

Buscar Vagas de Emprego

* Buscar Vagas