Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do – UNESP 2018/2 – Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de u …
Nada acusa mais uma extrema fraqueza de espírito do que não conhecer qual é a infelicidade de um homem sem Deus; nada marca mais uma má disposição do coração do que não desejar a verdade das promessas eternas; nada é mais covarde do que fazer-se de bravo contra Deus. Deixem então essas impiedades para aqueles que são bastante mal nascidos para ser verdadeiramente capazes disso. Reconheçam enfim que não há senão duas espécies de pessoas a quem se possam chamar razoáveis: ou os que servem a Deus de todo o coração porque o conhecem ou os que o buscam de todo o coração porque não o conhecem.
Ano da Prova:
2018
O pensamento desse filósofo é nitidamente influenciado por uma ótica
(A) científica.
(B) ateísta
(C) antropocêntrica
(D) materialista.
(E) teológica.
Resposta:
Alternativa Correta: E) teológica.
Blaise Pascal foi um filósofo do século XVII profundamente envolvido no movimento jansenista, retornando a questão sobre a graça divina, questão essa exposta por Santo Agostinho. O homem sem Deus, pensava Pascal, é marcado pela concupiscência e pela miserabilidade.