Questões de Prova

NC-UFPR – J.D. está sendo indiciado pela prática de um crime na – J.D. está sendo indiciado pela prática de um crime na modalidade tentada. Foi apurado que, em 22/0 …

J.D. está sendo indiciado pela prática de um crime na modalidade tentada. Foi apurado que, em 22/04/21, J.D. tinha iniciado os atos de execução na Comarca de Rio Negro (PR), tendo posteriormente, em 23/04/21, externado todo o seu potencial lesivo contra a vítima na Comarca de Mafra (SC), não conseguindo seu intento por circunstâncias alheias à sua vontade. J.D. foi preso por conta de uma denúncia anônima na Comarca de São Mateus do Sul (PR).

Assuntos:
Competência

Com base nos fatos narrados, a comarca onde J.D. deve ser indiciado é:

(A) Rio Negro, pois foi o lugar onde teve início o ato criminoso.

(B) São Mateus do Sul, local da prisão do acusado.

(C) o local de domicílio ou residência do réu.

(D) o mesmo local da autoridade policial que primeiro tomar conhecimento do fato, tendo em vista que o crime não se consumou.

(E) Mafra, pois foi o lugar em que foi praticado o último ato de execução.

Resposta:

Alternativa Correta: E) Mafra, pois foi o lugar em que foi praticado o último ato de execução.

Art. 70. A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração, ou, no caso de tentativa, pelo lugar em que for praticado o último ato de execução.

Obs. em que pese a competência ser do local do último ato de execução, o autor, caso ainda esteja em flagrante, deverá, primeiramente, ser conduzido à delegacia de São Mateus do Sul (PR), conforme dispõe o art. 290 do CPP:

Art. 290. Se o réu, sendo perseguido, passar ao território de outro município ou comarca, o executor poderá efetuar-lhe a prisão no lugar onde o alcançar, apresentando-o imediatamente à autoridade local, que, depois de lavrado, se for o caso, o auto de flagrante, providenciará para a remoção do preso.

Lista de Vagas

* Buscar Vagas de Emprego

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp