O estudo foi feito nas reservas florestais da costa leste – FGV 2018 O estudo foi feito nas reservas florestais da costa leste dos EUA. Os pesquisadores abriram clareiras do taman …
O estudo foi feito nas reservas florestais da costa leste dos EUA. Os pesquisadores abriram clareiras do tamanho de um quarteirão no meio da floresta nativa. Algumas clareiras eram isoladas, outras ligadas entre si por finos caminhos. Os pesquisadores produziram uma grande combinação de áreas desmatadas, todas do mesmo tamanho, mas algumas delas ligadas entre si. Após o desmatamento, que foi feito simultaneamente em todas as áreas, os pesquisadores mediram ao longo dos anos o retorno das espécies em cada uma das clareiras. Eles observaram que ao longo dos anos o número de espécies diferentes era maior nas áreas conectadas do que nas áreas desconectadas.
Ano da Prova:
2018
A experiência retratada no excerto buscou comprovar que
(A) a conexão entre áreas potencializa em quantidade e em
qualidade suas espécies, aumentando as chances de
posterior apropriação comercial.
(B) a recomposição de áreas florestadas é assegurada com
o passar dos anos, minimizando os discursos preservacionistas.
(C) a adaptabilidade da fauna oferece resistência às transformações do meio ambiente, garantindo a preservação
das espécies.
(D) a fragmentação de unidades de conservação possibilita
sua análise pormenorizada, revelando a hierarquia
entre essas áreas naturais.
(E) a criação de corredores ecológicos aumenta o fluxo
gênico e o movimento da biota, permitindo a recolonização de áreas degradadas.
Resposta:
Alternativa Correta: E) a criação de corredores ecológicos aumenta o fluxo
gênico e o movimento da biota, permitindo a recolonização de áreas degradadas.As reservas florestais da costa leste dos Estados Unidos sofreram alterações com a abertura de clareiras dimensionadas como quarteirões, conectando áreas desmatadas, “os chamados corredores ecoló gicos”, o que resultou no aumento do fluxo gênico com movimento da biota, sendo que tal ação resultou na recolonização de áreas degradadas.