O gráfico triangular acima apresenta a estrutura de – UNICAMP 2017
(Adaptado de Marcelo Martinelli, Mapas, gráficos e redes. Elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos, 2014, p. 56.)
O gráfico triangular acima apresenta a estrutura de utilização das terras dos estabelecimentos agropecuários em cada região brasileira (dados do último Censo Agropecuário do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2006).
Cada ponto representa uma região brasileira. Identifique cada região:
(A) 1 Norte; 2 Nordeste; 3 Sudeste; 4 Sul; 5 Centro-Oeste.
(B) 1 Sudeste; 2 Centro-Oeste; 3 Sul; 4 Norte; 5 Nordeste.
(C) 1 Nordeste; 2 Sul; 3 Centro-Oeste; 4 Sudeste; 5 Norte.
(D) 1 Centro-Oeste; 2 Sudeste; 3 Norte; 4 Nordeste; 5 Sul.
Resposta:
Alternativa Correta: A) 1 Norte; 2 Nordeste; 3 Sudeste; 4 Sul; 5 Centro-Oeste.
Na análise da distribuição espacial dos elementos matas, lavouras e pastagens, integrantes da forma de utilização da terra no Brasil, sabe-se que a região que contém a maior porção de matas é a Norte, número 1 do gráfico, com grande parte da Floresta Amazônica ainda intacta. A região 2 é a Nordeste, com grande parte da área destinada à pecuária extensiva; a região 3, o Sudeste, possui grande área envolvida com pastagens (principalmente em Minas Gerais e oeste de São Paulo); a região 4, o Sul, mostra um equilíbrio entre as atividades de pastagens e lavouras (com a cobertura de matas já bastante alterada); e a região 5 é a Centro-Oeste, com predomínio de pastagens, atividade tradicional naquela região.