O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo – UNICAMP 2015
(Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agenciaestado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarememergencia.htm. Acessado em 16/07/2014.)
A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades.
O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilibro hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.
(A) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
(B) O aumento na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
(C) A redução na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.
(D) O aumento na ingestão de água diminui a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, diminuindo a reabsorção de água e aumentando a pressão osmótica do sangue.
Resposta:
Alternativa Correta: A) A redução na ingestão de água aumenta a pressão osmótica do sangue. O ADH atua nos rins, aumentando a reabsorção de água e diminuindo a pressão osmótica do sangue.
Reduzir a ingestão de água faz aumentar a pressão osmótica do sangue, e o hormônio ADH, nos rins, aumenta a reabsorção de água e diminui a pressão osmótica sanguínea.