O mapa representa a divisão da África no final do século – UNESP 2019 –
Institução:
UNESP
O mapa representa a divisão da África no final do século XIX. Essa divisão
(A) persistiu até a vitória dos movimentos de descolonização da África, ocorridos nas duas primeiras décadas do século XX.
(B) foi rejeitada pelos países participantes da Conferência de Berlim, em 1885, por considerarem que privilegiava os interesses britânicos.
(C) incluiu áreas conquistadas por europeus tanto durante a expansão marítima dos séculos XV-XVI quanto no expansionismo dos séculos XVIII-XIX.
(D) foi determinada após negociação entre povos africanos e países europeus, durante o Congresso Pan-Africano de Londres, em 1890.
(E) restabeleceu a divisão original dos povos africanos, que havia sido desrespeitada durante a colonização europeia dos séculos XV-XVIII.
Resposta:
Alternativa Correta: C) incluiu áreas conquistadas por europeus tanto durante a expansão marítima dos séculos XV-XVI quanto no expansionismo dos séculos XVIII-XIX.
A partilha da África entre as potências europeias, tal como foi definida pela Conferência de Berlim (1885), incluía tanto colônias portuguesas, instituídas nos séculos XV e XVI, como territórios ocupados ulteriormente por outros Estados imperialistas, sobretudo em fins do século XIX.