O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 – UNICAMP 2018 O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit, após 43 anos de adesão à União E …
O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit, após 43 anos de adesão à União Europeia. São potenciais consequências dessa decisão, nos níveis nacional e continental, respectivamente,
Assuntos:
Geopolítica
(A) o pedido da Irlanda do Norte por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.
(B) o pedido da Inglaterra por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.
(C) o pedido da Escócia por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.
(D) o pedido do País de Gales por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.
Resposta:
Alternativa Correta: C) o pedido da Escócia por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.
Em âmbito nacional, o Brexit gerou insatisfação na Escócia, que passou a reivindicar um novo referendo de independência em relação ao Reino Unido. Vale apontar que, em 2014, houve um referendo sobre a questão na Escócia. Naquele contexto, a permanência na União Europeia foi um forte argumento daqueles que eram contrários à independência. Em escala continental, o Brexit pode comprometer a circulação de europeus no Reino Unido e de cidadãos britânicos na Europa continental.