Os estudos históricos por muito tempo explicaram as – UNICAMP 2016 Os estudos históricos por muito tempo explicaram as relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de …
Os estudos históricos por muito tempo explicaram as relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de pacto colonial ou exclusivo comercial.
Assuntos:
Brasil Colônia
Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
(A) Trata-se de uma característica central do sistema colonial moderno e um elemento constitutivo das práticas mercantilistas do Antigo Regime, que considera fundamental a dinâmica interna da economia colonial.
(B) Definia-se por um sistema baseado em dois polos: um centro de decisão, a metrópole, e outro subordinado, a colônia. Esta submetia-se à primeira através de uma série de mecanismos político-institucionais.
(C) Em mais de uma ocasião, os colonos reclamaram e foram insubordinados diante do pacto colonial, ao exigirem sua presença e atuação nas Cortes dos reis ou ao pedirem a presença do Marquês de Pombal na colônia.
(D) A noção de pacto colonial é um projeto embrionário de Estado que acomodava as tensões surgidas entre os interesses metropolitanos e coloniais, ao privilegiar as experiências do “viver em colônia”.
Resposta:
Alternativa Correta: B) Definia-se por um sistema baseado em dois polos: um centro de decisão, a metrópole, e outro subordinado, a colônia. Esta submetia-se à primeira através de uma série de mecanismos político-institucionais.
Alternativa escolhida por eliminação, embora estabeleça corretamente a relação de subordinação da colônia para com a metrópole, realizada por meio de “mecanismos político-institucionais” (melhor seria considerá-los administrativo-institucionais), dada a absoluta ausência de órgãos políticos coloniais.
Entretanto, não há na alternativa referência alguma à função econômica da colônia, na condição de fornecedora de produtos comercializáveis na Europa. A alternativa que explicita o pacto colonial e suas relações com o mercantilismo do Antigo Regime é prejudicada pela afirmação de que a “dinâmica interna da economia colonial” é fundamental para compreensão desses conceitos, já que a conceituação tradicional enfatiza a importância da dinâmica externa para o funcionamento da economia colonial.