Os gráficos mostram três trajetórias distintas com relação ao – FUVEST Os gráficos mostram três trajetórias distintas com relação ao número de espécies animais e veget …
Os gráficos mostram três trajetórias distintas com relação ao número de espécies animais e vegetais, após desmatamento de áreas da floresta Amazônica:
Ano da Prova:
2022
Após os desmatamentos, os gráficos I, II e III correspondem, respectivamente, a uma área que foi
(A) usada para pastagem e depois para cultivo de soja; usada para cultivo de soja nos primeiros 20 anos e depois abandonada; abandonada logo após o desmatamento.
(B) abandonada logo após o desmatamento; usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; usada para pastagem e depois para cultivo de soja.
(C) usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; abandonada logo após o desmatamento; usada para pastagem e depois para cultivo de soja.
(D) usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; usada para pastagem e depois para cultivo de soja; abandonada logo após o desmatamento.
(E) usada para pastagem e depois para cultivo de soja; abandonada logo após o desmatamento; usada para cultivo de soja nos primeiros 20 anos e depois abandonada.
Resposta:
Alternativa Correta: C) usada como pastagem nos primeiros 20 anos e depois abandonada; abandonada logo após o desmatamento; usada para pastagem e depois para cultivo de soja.
Após o desmatamento, a área I foi usada como pastagem por 20 anos e depois abandonada, permitindo o desenvolvimento do processo de sucessão ecológica secundária. O mesmo processo iniciou-se na área II imediatamente após o desmatamento, sendo a área abandonada. Já na área III, onde o número de espécies continua baixo e constante, evidencia-se a utilização para pastagem e posteriormente para plantio de soja (monocultura).