Para aumentar as vendas no início do ano, uma loja de – ENEM 2013
Para aumentar as vendas no início do ano, uma loja de departamentos remarcou os preços de seus produtos 20% abaixo do preço original. Quando chegam ao caixa, os clientes que possuem o cartão fidelidade da loja têm direito a um desconto adicional de 10% sobre o valor total de suas compras.
Um cliente deseja comprar um produto que custava R$ 50,00 antes da remarcação de preços. Ele não possui o cartão fidelidade da loja.
Caso esse cliente possuísse o cartão fidelidade da loja, a economia adicional que obteria ao efetuar a compra, em reais, seria de
(A) 15,00
(B) 14,00
(C) 10,00
(D) 5,00
(E) 4,00
Resposta:
Alternativa Correta: E) 4,00
Por não ter o cartão fidelidade, esse cliente pagaria pelo produto de R$ 50,00 o valor 0,80 . 50 = 40, em reais. Se tivesse o cartão fidelidade ele teria ainda um desconto de 10% de 40 reais, isto é, no final pagaria 0,9 . 40 reais = 36 reais. A economia adicional desse cliente seria, portanto de (40 – 36) reais = 4 reais.