Para se referir a matérias jornalísticas televisivas – UNICAMP 2020 O telejornalismo é um dos principais produtos televisivos. Sejam as notícias boas ou ruins, ele precisa gar …
O telejornalismo é um dos principais produtos televisivos. Sejam as notícias boas ou ruins, ele precisa garantir uma experiência esteticamente agradável para o espectador. Em suma, ser um “infotenimento”, para atrair prestígio, anunciante e rentabilidade. Porém, a atmosfera pesada do início do ano baixou nos telejornais: Brumadinho, jovens atletas mortos no incêndio do CT do Flamengo, notícias diárias de feminicídios, de valentões armados matando em brigas de trânsito e supermercados. Conjunções adversativas e adjuntos adverbiais já não dão mais conta de neutralizar o tsunami de tragédias e violência, e de amenizar as más notícias para garantir o “infotenimento”. No jornal, é apresentada matéria sobre uma mulher brutalmente espancada, internada com diversas fraturas no rosto. Em frente ao hospital, uma repórter fala: “mas a boa notícia é que ela saiu da UTI e não precisará mais de cirurgia reparadora na face…”. Agora, repórteres repetem a expressão “a boa notícia é que…”, buscando alguma brecha de esperança no “outro lado” das más notícias.
Ano da Prova:
2020
Para se referir a matérias jornalísticas televisivas que informam e, ao mesmo tempo, entretêm os espectadores, o autor cria um neologismo por meio de
(A) derivação prefixal.
(B) composição por justaposição.
(C) composição por aglutinação.
(D) derivação imprópria.
Resposta:
Alternativa Correta: C) composição por aglutinação.
O enunciado refere-se a um neologismo usado pelo autor do texto: “infotenimento”. Essa palavra é formada a partir de “informação” e “entretenimento”, o que configura um processo de composição por aglutinação, surgindo daí um novo termo em que os dois significados coexistem.