Questões de Prova

Podemos afirmar que as lesões do tecido epitelial podem ter origem esperada, em casos cirúrgicos ou acidentais, com agentes físicos multifatoriais. A maioria das lesões do organismo é r …

Podemos afirmar que as lesões do tecido epitelial podem ter origem esperada, em casos cirúrgicos ou acidentais, com agentes físicos multifatoriais. A maioria das lesões do organismo é reparada pela regeneração das células parenquimatosas, seguida de uma cicatrização mais ou menos acentuada do tecido conjuntivo. Ou seja, toda lesão é seguida por um processo de cicatrização.
Após a lesão do tecido este passa por algumas fases até que seja completamente reparado.

Em relação a estas fases, julgue as afirmativas a seguir:

I- A fase inflamatória é uma resposta vascular, onde ocorre a formação de coágulos sanguíneos resultante da liberação e agregação de plaquetas sanguíneas para diminuir ou parar com o sangramento.

II- A fase inflamatória favorece o acúmulo de células de defesa como neutrófilos, monócitos e macrófagos, que atuarão contra microrganismos, visando a eliminação de corpos estranhos e tecidos necrosados.

III. A fase de proliferação é o momento em que ocorre o crescimento de células epiteliais. Aleatoriamente fibroblastos e fibras de colágeno se depositam no local lesado, onde também ocorre a formação de vasos sanguíneos.

IV- A fase de maturação é marcada pelo desprendimento da crosta originada pelo coágulo e pelo remodelamento do tecido de granulação em tecido de cicatrização, chamado de fibrose.

a) I e III.
b) I, III e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II, III e IV.

Resposta:

Alternativa correta: e) I, II, III e IVDe acordo com o gabarito AVA.

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp