Santa Catarina exemplifica um fenômeno nacional: a – UNICAMP 2018
Ano da Prova:
2018
Santa Catarina exemplifica um fenômeno nacional: a criação de Regiões Metropolitanas (RMs). Considerando a aplicação desse instrumento de planejamento territorial no Estado em questão, assinale a alternativa correta.
(A) Está em curso a formação de uma cidade-região no Estado, impulsionando profundas transformações na rede urbana, o que justificou a criação das onze RMs para viabilizar o planejamento e a gestão territorial.
(B) O real processo de metropolização em Santa Catarina, dinamizado nas últimas décadas, não abrange a totalidade do Estado, permitindo concluir que a criação das onze RMs obedeceu a critérios mais políticos do que técnicos.
(C) O adensamento populacional, com a formação de grandes cidades conurbadas em todas as regiões do Estado, levou ao diagnóstico de que há um processo generalizado de metropolização e justificou a criação das onze RMs.
(D) Em função de intensa urbanização regional foi criada a RM de Florianópolis nos anos 1970; já as demais RMs somente se justificaram a partir das mudanças demográficas e econômicas da década passada.
Resposta:
Alternativa Correta: B) O real processo de metropolização em Santa Catarina, dinamizado nas últimas décadas, não abrange a totalidade do Estado, permitindo concluir que a criação das onze RMs obedeceu a critérios mais políticos do que técnicos.
O estado de Santa Catarina possui onze regiões metropolitanas, que foram criadas a partir de 1998. A análise da realidade urbana dessas RM mostra um processo de conurbação ainda em curso, com menor densidade urbano-industrial que em outras regiões metropolitanas brasileiras. Sob o ponto de vista técnico, as RM catarinenses não obedecem aos mesmos critérios usados nas regiões metropolitanas criadas antes de 1990. Por essa razão, a criação das regiões metropolitanas em SC atende a critérios que são mais políticos do que técnicos.