Sobre a modelagem sub-D e correto afirmar que
Sobre a modelagem sub-D e correto afirmar que:
Resposta:
Resposta: Modelagem Paramétrica de Superfície vs. Modelagem de Subdivisão
Engenheiros e designers estão cada vez mais sendo usados para desenvolver a aparência de novos produtos. O apelo visual de um produto geralmente desempenha um grande papel em sua popularidade. É por isso que, especialmente durante a fase de concepção do projeto, muitas vezes você deseja fazer vários modelos rapidamente para ter uma ideia mais clara do que o cliente deseja.
As formas orgânicas são difíceis de construir com modeladores paramétricos. Se você leva o dia todo para criar um conceito e outro dia para modificá-lo, leva dois dias e você ainda está com aquele primeiro conceito. Tirando proveito da modelagem de subdivisão (Sub-D), você pode agilizar a ideia ou o estágio conceitual do projeto porque não precisa configurar toda a subestrutura (curvas, superfícies, etc.) necessária na modelagem paramétrica.
Tanto a modelagem paramétrica quanto as técnicas de modelagem de subdivisão são usadas para criar os modelos finais que entrarão em produção. As pessoas costumam presumir que a modelagem de subdivisão é apenas para a fase de conceito do projeto, mas isso não é verdade. Modelos criados usando técnicas de modelagem de subdivisão geralmente vão direto para a produção, sem a necessidade de recriar o modelo usando técnicas de superfície paramétricas.
No entanto, na maioria das vezes, os modelos criados com técnicas de subdivisão de superfície são aumentados com recursos paramétricos, como furos, chanfros, nervuras, recursos de casca, etc. O modelo resultante é composto de geometria criada usando subdivisão e tecnologias paramétricas. Ambas as tecnologias – subdivisão e modelagem paramétrica – têm prós e contras. Uma análise mais detalhada de cada tecnologia o ajudará a saber qual abordagem pode ser a melhor para seus projetos.
Modelagem paramétrica
Os clientes SOLIDWORKS® conhecem o poder da modelagem paramétrica, que permite controlar a geometria parametricamente com dimensões – se você alterar alguma coisa, todo o modelo será atualizado automaticamente, sem a necessidade de redesenhar os modelos. Você pode integrar inteligência a um design; Esses sólidos “inteligentes” facilitam a troca com outros engenheiros que podem determinar rapidamente a intenção do projeto. Além disso, as restrições usadas na modelagem paramétrica garantem que quaisquer modificações feitas no projeto sejam feitas com a intenção do projeto em mente.
A modelagem paramétrica é baseada em NURBS (linhas B racionais não uniformes). A geometria da superfície é literalmente resolvida com uma rede de ranhuras que direcionam o formato da superfície. Graças a este método de geração da geometria, as superfícies podem ser precisas, pois existe uma matemática real que orienta a forma das ranhuras; portanto, pode ser reduzido e restringido. As curvas que conduzem as superfícies NURBS podem ser de qualquer grau: 1º (superfícies planas), 2º (cilíndrico ou cônico) e 3º (B-rep).