Questões de Prova

Sobre os verbos defectivos podemos afirmar, exceto: a) Defectivo é o verbo que, na sua conjugação, não apresenta todas as formas, fenômeno que acontece com os verbos colorir, precaver …

Sobre os verbos defectivos podemos afirmar, exceto:

a) Defectivo é o verbo que, na sua conjugação, não apresenta todas as formas, fenômeno que acontece com os verbos colorir, precaver, reaver, entre outros.

b) O verbo pode ser considerado defectivo por várias razões, entre as quais a eufonia e a significação.

c) A defectividade de certos verbos não está relacionada com as bases morfológicas, mas devido ao uso e à norma vigente em certos momentos da história da língua.

d) Os verbos chamados impessoais também são considerados defectivos, apesar de não se referirem a um sujeito, e são empregados na terceira pessoa do singular. No sentido figurado, os verbos impessoais são conjugados em quaisquer pessoas.

e) Nos verbos defectivos faltam a primeira pessoa do singular do presente do indicativo e as formas derivadas dela, ou seja, todo o presente do subjuntivo e o imperativo negativo, além de você, nós e vocês do imperativo afirmativo.

Resposta:

Alternativa “D”. Os verbos impessoais não podem ser classificados como verbos defectivos, pois diferentemente do que acontece com os verbos que apresentam deficiência em sua conjugação em razão de critérios como a eufonia e a significação, os verbos impessoais não possuem sujeito. Por não terem com quem concordar, ficam, obrigatoriamente, na terceira pessoa do singular, com exceção do verbo ser.

Lista de Vagas

* Buscar Vagas de Emprego

Participe do Grupo no Telegram

* Link Telegram

Participe do Grupo no Whatsapp

* Link Whatsapp