Terremoto no estado da Bahia – FUVEST 2021
Institução:
FUVEST
O terremoto indicado na figura ocorreu no estado da Bahia no dia 30/08/2020, com magnitude 4,6 na escala Richter, atingindo cidades do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano. Sobre terremotos em geral, e sobre este especificamente, é correto afirmar:
(A) São gerados por intrusões e maremotos, cuja violência durante as movimentações provoca fissuras na superfície.
(B) São gerados em razão da presença de falhas geológicas e seu estudo traz conhecimento da geologia do território brasileiro.
(C) Têm inicio pelo soerguimento da crosta, e o do dia 30/08/2020 teve sua origem na Bacia Amazônica.
(D) Têm início com a divergência da crosta continental, e o do Recôncavo Baiano provocou impactos até na Serra Gaúcha.
(E) São gerados pela abertura de falhas, importante para o conhecimento do núcleo do planeta Terra explorado na região.
Resposta:
Alternativa Correta: B) São gerados em razão da presença de falhas geológicas e seu estudo traz conhecimento da geologia do território brasileiro.
Entre os dias 30/08/2020 e 01/09/2020, a Bahia registrou 14 terremotos, todos na cidade de Amargosa, Recôncavo do estado, de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). O terremoto foi consequência da movimentação numa falha geológica ou falhamento, fratura existente nos blocos rochosos que compõem a superfície terrestre, com estruturas mais suscetíveis a esses deslocamentos.
O Brasil encontra-se numa posição centralizada da Placa Sul-Americana, diferentemente de países que estão nas bordas das placas tectônicas, onde a movimentação é mais frequente e a consequente liberação de energia é mais forte; neste caso, não há relação com maremoto, soerguimento da crosta e com a abertura de falhas.