Texto 1 O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo – UNESP 2017/2 –
Texto 1
(Roberto da Matta. Carnavais, malandros e heróis, 1983. Adaptado.)
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido de juiz do Rio de Janeiro que reivindica que a Justiça obrigue os funcionários do prédio onde esse juiz mora a chamá-lo de “senhor” ou de “doutor”, sob pena de multa diária. Na ação judicial, o juiz argumenta que foi chamado pelo porteiro do condomínio de “você” e de “cara” e que ouviu a expressão “fala sério!” após ter feito uma reclamação.
Considerando a análise do antropólogo Roberto da Matta, o fato descrito no texto 1 pode ser corretamente interpretado como resultante
(A) da contradição entre igualitarismo liberal e autoritarismo cultural.
(B) da plena assimilação cultural dos ideais iluministas de cidadania.
(C) das tendências estatais de controle totalitário da existência cotidiana
(D) da superação das hierarquias sociais pela universalização ética.
(E) da hegemonia ideológica da classe operária sobre a classe burguesa.
Resposta:
Alternativa Correta: A) da contradição entre igualitarismo liberal e autoritarismo cultural.
As estruturas hierárquicas distribuem determinados status e papéis aos agentes envolvidos, aos quais são atribuídas formas de tratamento. Os textos refletem o conflito que existe entre o pensamento liberal, que tende a considerar os agentes como iguais, e o pensamento conservador, que tende a valorizar os títulos e os tratamentos atribuídos pela estrutura hierárquica. No caso, a posição do juiz do Rio de Janeiro representa o que a alternativa correta chama de “autoritarismo cultural”.