Uma moral para a narrativa de Millôr Fernandes em – UNESP 2021/Prova I – Leia a narrativa “O leão, o burro e o rato”, de Millôr Fernandes, para responder às que …
Leia a narrativa “O leão, o burro e o rato”, de Millôr Fernandes, para responder às questões de 16 a 19.
Um leão, um burro e um rato voltaram, afinal, da caçada que haviam empreendido juntos1 e colocaram numa clareira tudo que tinham caçado: dois veados, algumas perdizes, três tatus, uma paca e muita caça menor. O leão sentou-se num tronco e, com voz tonitruante que procurava inutilmente suavizar, berrou:
— Bem, agora que terminamos um magnífico dia de trabalho, descansemos aqui, camaradas, para a justa partilha do nosso esforço conjunto. Compadre burro, por favor, você, que é o mais sábio de nós três, com licença do compadre rato, você, compadre burro, vai fazer a partilha desta caça em três partes absolutamente iguais. Vamos, compadre rato, até o rio, beber um pouco de água, deixando nosso grande amigo burro em paz para deliberar.
Os dois se afastaram, foram até o rio, beberam água2 e ficaram um tempo. Voltaram e verificaram que o burro tinha feito um trabalho extremamente meticuloso, dividindo a caça em três partes absolutamente iguais. Assim que viu os dois voltando, o burro perguntou ao leão:
— Pronto, compadre leão, aí está: que acha da partilha?
O leão não disse uma palavra. Deu uma violenta patada na nuca do burro, prostrando-o no chão, morto.
Sorrindo, o leão voltou-se para o rato e disse:
— Compadre rato, lamento muito, mas tenho a impressão de que concorda em que não podíamos suportar a presença de tamanha inaptidão e burrice. Desculpe eu ter perdido a paciência, mas não havia outra coisa a fazer. Há muito que eu não suportava mais o compadre burro. Me faça um favor agora — divida você o bolo da caça, incluindo, por favor, o corpo do compadre burro. Vou até o rio, novamente, deixando-lhe calma para uma deliberação sensata.
Mal o leão se afastou, o rato não teve a menor dúvida. Dividiu o monte de caça em dois: de um lado, toda a caça, inclusive o corpo do burro. Do outro, apenas um ratinho cinza morto por acaso. O leão ainda não tinha chegado ao rio, quando o rato o chamou:
— Compadre leão, está pronta a partilha!
O leão, vendo a caça dividida de maneira tão justa, não pôde deixar de cumprimentar o rato:
— Maravilhoso, meu caro compadre, maravilhoso! Como você chegou tão depressa a uma partilha tão certa?
E o rato respondeu:
— Muito simples. Estabeleci uma relação matemática entre seu tamanho e o meu — é claro que você precisa comer muito mais. Tracei uma comparação entre a sua força e a minha — é claro que você precisa de muito maior volume de alimentação do que eu. Comparei, ponderadamente, sua posição na floresta com a minha — e, evidentemente, a partilha só podia ser esta. Além do que, sou um intelectual, sou todo espírito!
— Inacreditável, inacreditável! Que compreensão! Que argúcia! — exclamou o leão, realmente admirado. — Olha, juro que nunca tinha notado, em você, essa cultura. Como você escondeu isso o tempo todo, e quem lhe ensinou tanta sabedoria?
— Na verdade, leão, eu nunca soube nada. Se me perdoa um elogio fúnebre, se não se ofende, acabei de aprender tudo agora mesmo, com o burro morto.
MORAL: Só um burro tenta ficar com a parte do leão.
Institução:
UNESP
Uma moral para a narrativa de Millôr Fernandes em conformidade com uma fábula tradicional seria:
(A) Para quem morrer está posto, é melhor a morte com reputação.
(B) Alguns seres humanos, por causa das próprias espertezas, sem perceber se lançam em direção às desgraças.
(C) Alguns homens fazem por mal o que por bem não querem aceitar.
(D) Para os homens, os infortúnios do próximo se tornam um apelo à ponderação.
(E) Os homens sensatos não desdenham nem mesmo as coisas modestas.
Resposta:
Alternativa Correta: D) Para os homens, os infortúnios do próximo se tornam um apelo à ponderação.
A moral da história de Millôr Fernandes, por meio dos sentidos figurados atribuídos aos termos “burro” e “leão”, evidencia uma forte ironia, indicando a necessidade de obediência aos mais fortes e aos detentores do poder, submetendo-se às injustiças do leão, o rei da floresta. A atitude do rato indica a esperteza, a sagacidade, mas também o reflexo de sua capacidade de observação a partir do infortúnio que ocorrera com o burro. Portanto, a “ponderação”, isto é, a cautela, o discernimento, o raciocínio desencadeado por meio da observação, possibilitou ao rato agir em conformidade com os desejos do leão e, desse modo, sobreviver.